

PATRÍCIA RODRIGUES
Fisioterapeuta
Drenagem Linfática Manual de
Membros Superiores ou Inferiores
Método de Leduc




O sistema linfático é considerado uma via alternativa de drenagem que funciona em conjunto com o sistema vascular numa constante mobilização de líquidos. Tem como funções manter o equilíbrio do volume de líquidos existentes no corpo (concentração de proteínas nos tecidos e a pressão do líquido intersticial), eliminar parte das substâncias originadas pelo metabolismo celular, e é responsável pelas reações imunitárias.
A drenagem linfática manual (DLM) é uma técnica de massagem altamente especializada, feita com pressões suaves, lentas, intermitentes e relaxantes, que seguem o trajeto do sistema linfático, aprimorando algumas das suas funções. Esta técnica é reconhecida como a componente chave da terapia linfática descongestiva, tendo como objetivo favorecer a circulação linfática nas áreas congestionadas através do aumento da atividade dos vasos linfáticos.
Segundo o Método de Leduc existem duas fases na DLM para efetuar a evacuação dos líquidos intersticiais: a reabsorção e a chamada. A primeira fase consiste na absorção dos líquidos excedentes da região com estase (edema - habitualmente chamado inchaço) e a segunda fase consiste no transporte do líquido através dos vasos linfáticos.
A utilização da DLM está indicada em:
• Edemas pós-traumáticos e pós-operatórios (status pós fraturas, roturas musculares, entorses, pós-cirurgia plástica ou lipoaspiração);
• Edemas por insuficiência congénita/hereditária do sistema linfático (linfedemas primários);
• Edemas pós esvaziamento ganglionar (edemas que surgem após remoção de gânglios em cirurgias oncológicas, por exemplo o cancro da mama)
Dependendo da situação a DLM pode não ser suficiente no tratamento do edema linfático, podendo associar-se outras terapias compressivas para potencializar os resultados. Estas incluem as bandas multicamadas, a pressoterapia e as meias/mangas elásticas compressivas.
Bibliografia:
Leduc, A.; Leduc, O. (2000). Drenagem Linfática: Teoria e Prática (2ª Edição). São Paulo: Manole
NOTA: Contraindicada em caso de insuficiência cardíaca, tensão alta, tromboses, tromboflebites e infeções agudas sistémicas).